Edições anteriores
-
O Futuro em Nossas Mãos
v. 4 n. 1 (2024)Abordamos uma intersecção fascinante interdisciplinar sob o título "O que vem depois do novo". O tema explora as inovações emergentes nos tratamentos farmacológicos e sua integração com descobertas neurocientíficas, além de considerar como essas mudanças impactam as práticas de enfermagem e as políticas de saúde pública. O foco é compreender como adaptar a formação profissional e os sistemas de saúde a essas inovações, visando maximizar os benefícios para a população e abordar desafios contemporâneos, como a resistência a medicamentos e a crescente necessidade de abordagens holísticas no cuidado ao paciente.
-
Um salto para o conhecimento
v. 1 n. 1 (2021)O que esperar dessa nova edição Biofarma, senão no sentido que os artigos foram selecionados para trazer uma abordagem a respeito a evolução do conhecimento, desde ciências cognitivas e psicologia experimental até ciências da terra, biologia e filosofia? O resultado esperado será uma melhor compreensão das mudanças estruturais nos sistemas que nos afetam todos os dias.
-
A história quase se repete
v. 3 n. 1 (2023)A ciência é uma replicação percebida e no entanto, ao contrário da lógica, a magnitude do tamanho do efeito subjacente para um determinado experimento eles sempre repetem.
-
Tratados atuais e promissores no tratamento e validade científica
v. 3 n. 3 (2023)Esse volume Biofarma aborda o crescente campo da biotecnologia, ciências médicas e bem estar, onde as forças motrizes mais importantes no desenvolvimento de novos tratamentos para distúrbios de saúde mental estão avançando exponencialmente. O mercado de biotecnologia, foi avaliado em US$ 1,37 trilhão em 2022 e deve crescer a um CAGR de 13,96% de 2023 a 2030. Estamos diante das inovadoras formas de lidar com os disturbios mentais e doenças do século como ansiedade, depressão, e distúrbios menos comuns, como esquizofrenia e psicose, bem como os surtos da Covid-19 que contribuíram com o mal estar emocional das pessoas.
-
Um caminho pouco conhecido
v. 2 n. 1 (2022)Em busca daquilo que é pouco conhecido, desde os aspectos da saude mental, ao modo como agem os vírus mais mortais, que a humanidade tem enfretado. A questão exposta será a capacidade e as escolhas que podemos fazer diante de um quadro clínico ou diagnóstico confirmado. Nessa edição os novos artigos visam melhorar o entendimento de como uma doença real pode exigir atenção médica e, às vezes, a submissão do saber da bioquímica, neurociencias e psiquiatria.
-
Entre a ciencia e a religião
v. 3 n. 2 (2023)Ao longo dos séculos, a relação entre ciência e religião variou de conflito e hostilidade a harmonia e colaboração, enquanto vários pensadores argumentaram que os dois conceitos são inerentemente opostos e totalmente separados. "Pew Research Center"
Esta série contém artigos especiais extraídos para debates públicos. Cada artigo oferece uma perspectiva de 'estado da situação' em relação à área de diálogo entre ciência e religião considerada, observando tanto a situação atual quanto os prováveis desenvolvimentos futuros nessa área. Eles visam apresentar os frutos da pesquisa atual em áreas específicas para a comunidade científica e religiosa mais ampla e para o público em geral.
Caso você seja parte interessada da comunidade científica ou do clero, e deseja comentar um desses artigos especificamente, favor remeter seu texto direto para biofarma@biofarma1.net para nossa análise e futura publicação, colocando suas credenciais de identificação e relação com a instituição de origem.