PSICANÁLISE CLÍNICA NO GABINETE PASTORAL
Palavras-chave:
Psychiatry, Psychoanalysis, psychoanalytic theories, FreudResumo
A psicanálise clínica nos últimos anos, especialmente na última década, tornou-se um instrumento importante no trabalho pastoral, tanto como as ciências antropológicas, filosóficas, psicológicas, sociológicas e pedagógicas, entre outras, relativas ao comportamento humano. A mente humana é o objecto de estudo das teorias psicanalíticas freudianas. É um tratamento do inconsciente, cujo objectivo é ajudar o paciente a compreender as suas atitudes, medos, sonhos, fracassos e ansiedades. A religião não se recusa a aceitar outras ciências, e muito menos pode o conselheiro permanecer afastado do que já é conhecido sobre as necessidades psíquicas do ser humano. A procura de um diálogo interdisciplinar é saudável e mantém o caminho de comunicação que favorece o paciente e o aproxima do tratamento ideal. Os limites entre o que acontece na clínica pastoral e a psicanálise não devem diminuir a importância desta última para o conhecimento sobre a mente humana. A propósito, este documento não pretende discutir a crença sobre o caminho da salvação (Soteriologia), mas o ser humano como cidadão na sociedade e na sua individualidade.
Downloads
Referências
Aronowitz S(1972) Introduction. In: O'Connell MJ, et al. (ed.) Critical Theory: Selected Essays. New York: Continuum.
Assoun, P.-L. (1983). Introdução à epistemologia freudiana. Rio de Janeiro: Imago
Durkheim, É. 1995 (orig. 1912). The Elementary Forms of the Religious Life (trans. Karen Fields). New York: Free Press
Feuerbach, L. 1881. The Essence of Christianity, 2nd edition (trans. George Eliot). London: Trübner & Co., Ludgate Hill.
Lacan, J. (1987). O seminário, livro 2: O eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Seminário original de 1954-1955)
Marcuse H (1970) Five Lectures: Psychoanalysis, Politics, Utopia. Trans. Shapiro J J and Weber S M. Boston: Beacon Press.
Parsons WB (1999) The Enigma of the Oceanic Feeling: Revisioning the Psychoanalytic Theory of Mysticism. Oxford: Oxford University Press.
Pfister, O. (1948). Psychoanalysis and education. Madrid: Revista Pedagógica.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Biofarma - Multidisciplinary Scientific Journal of Biology, Pharmacy and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
*Clique na imagem da licença acima para saber mais detalhes.